24.3.08

Inserindo campos de tabelas customizadas no gerador de relatórios do RM


O Gerador de relatórios do RM, é proprio. Um de seus recursos é você adicionar campos diretamente no relatório no método Arrastar e soltar.

Os campos das tabelas do RM já estão disponiveis por padrão, mas para inserir tabelas customizadas, não há um local no RM aonde você possa fazer isto. Sendo assim, teremos que fazer tal processo manualmente via sentença SQL. A tabela aonde iremos inserir os dados é a GCAMPOS do RM. e seus campos são os seguintes:

TABELA
COLUNA
DESCRICAO
RELATORIO
APLICACOES

O Campo TABELA, o proprio nome já diz tudo: Recebe o nome da tabela que você deseja cadastrar

COLUNA: É o nome da coluna, caso você coloque um sinal "#" neste campo, o RM interpreta que você quer informar na listagem
dos campos dispóníveis, o nome da tabela

DESCRICAO: É a descrição do campo. O texto que você colocar aí, vai ser o texto que vai ser exibido lá. Então seja criterioso neste campo

RELATORIO: Se vai ou não estar disponível para o gerador de relatórios

APLICACOES: Para quais programas do RM este campo estará disponível para uso. Use as letras referentes a cada programa separadas por ";"

Agora vamos supor que você tenha uma tabela criada para uma customização sua chamada ZFTLMPARAM que são parametros de uma customização no RM
Fluxus:

Execute a seguinte sentença:

insert into GCAMPOS values ('ZFTLMPARAM','SELENCARGO','Seleção de encargos',1,'G;F;T;')

esta sentença, você insere o campo SELENCARGO da tabela ZFTLMPARAM diponível para relatórios nas aplicações Bis (G) Labore (F), Nucleus (T)

3 comentários:

Anônimo disse...

Lixo de RM, não sei como ainda usam.

Thiago Roberto disse...

blog muito bom parabens!

Thiago Roberto disse...

Walter,

Tem como eu saber para que serve um campo do labore sem ter o aplicativo?existe alguma tabela com esses dados?ou documentação?